Vendendo imóveis para públicos específicos com a técnica de micro audiência no mercado imobiliário 4 anos ago

micro audiência

Possuir um nicho específico de clientes a serem atingidos é um truque essencial para ter uma estratégia de Marketing vitoriosa, a micro audiência. Um dos erros mais vistos por quem está começando agora no ramo imobiliário é fazer anúncios de todos os tipos de imóveis, sem se dedicar a um público e criar conhecimentos sobre ele.

Vale dizer: ampliar o portfólio de imóveis cadastrados é muito bom para a imobiliária, mas é fundamental ter foco, o que significa não querer atender mais clientes sem ter excelência no nicho com o qual já se trabalha.

O que alguns não sabem é que esse foco pode ser drasticamente diminuído: em alguns casos, as ações de Marketing destinam-se a um grupo muito pequeno da população e essa estratégia é chamada de micro audiência. O nome “micro”, como falado, significa um círculo bem pequeno de potenciais clientes.

Aprenda em que circunstâncias a técnica da micro audiência servirá para a sua imobiliária e como usá-la.

Em que consiste a técnica da micro audiência?

Como o nome permite inferir, trata-se de atingir uma audiência bem reduzida a fim de fazer uma oferta de imóvel. A razão de diminuir de forma tão drástica o público alvo é que determinado imóvel só interessaria a um grupo menor de pessoas ou apenas esse grupo teria condições de pagar por ele.

Desse modo, anunciar o imóvel para a grande massa seria uma perda de tempo e também atrapalharia as chances de compra ou locação. A partir do momento em que se restringe o público que tem acesso ao anúncio do imóvel, é bem mais provável que alguém queira fechar negócio.

A ideia é que o anúncio do imóvel nem mesmo fique visível para o público ou audiência que não se encaixa em determinado perfil.

Exemplo de uso de micro audiência no setor imobiliário

Suponha-se que uma imobiliária do Rio de Janeiro está com uma cobertura em Ipanema para ser vendida. No entanto, por ser muito cara, nem todo mundo é um público em potencial: na realidade, pouquíssimas pessoas poderiam se tornar as novas proprietárias dessa cobertura em Ipanema.

Por causa disso, é muito mais vantajoso para a imobiliária apostar na técnica de micro audiência: as pessoas que podem ser as possíveis compradoras são as únicas que receberão os anúncios sobre a cobertura.

Como fazer os anúncios

Para alguns, pode parecer complicado especificar uma micro audiência: com tantas pessoas no mundo, como focar um anúncio especificamente para determinado perfil de pessoas? Porém, com as ferramentas de Marketing tão modernas existentes, isso ficou mais simples: é só fazer as configurações corretas.

Quem usa o Marketplace do Facebook ou anuncia imóveis em seu perfil do Facebook pode usar diversos filtros para que aquele anúncio chegue somente a um grupo de pessoas. Essa mesma tática pode ser usada em praticamente todos os serviços de Marketing online. É possível segmentar os anúncios de diversas maneiras, como por exemplo, por cargos de alto padrão, interesses em marcas caras, nível de ensino e cursos, etc.

É verdade que usar a técnica das micro audiências fica mais difícil quando se usa o site da imobiliária: é claro que todos os imóveis ficarão publicados lá e qualquer pessoa poderá vê-los. Todavia, é pouco provável que alguém que não tenha condições de comprar a cobertura em Ipanema (que foi usada como exemplo) entre em contato com um corretor para ter mais informações.

Como usar a micro audiência para imobiliária fora da Internet

As explicações dadas até agora diziam respeito à técnica de micro audiência para imobiliárias no campo virtual. Todavia, também é possível usar essa mesma forma de anúncio offline e divulgar os imóveis somente para certo nicho.

Ainda usando a cobertura em Ipanema como exemplo, o primeiro passo é estabelecer a micro audiência a ser atingida. Trata-se de pessoas que tenham alto poder aquisitivo (suficiente para comprar a cobertura e arcar com a sua manutenção).

Sendo assim, a sua imobiliária pode fazer panfletos e entregá-los nos bairros mais ricos do Rio de Janeiro, em condomínios de luxo, em lojas sofisticadas, etc. É claro que um bom outdoor em uma área movimentada desses bairros também colocará a cobertura na mira dos possíveis compradores.

À princípio, colocar um outdoor pode dar a impressão de que a audiência atingida já não é mais tão micro assim, mas isso é um engano: vale lembrar que o outdoor estará apenas em lugares onde morem pessoas de maior poder aquisitivo, ou seja, continua-se tratando de uma audiência reduzida.

A técnica é a mesma coisa que técnica de micro moments?

O termo “micro” pode dar a falsa ideia de que essa é a mesma técnica, mas somente com nomes diferentes. Essa não é a realidade: quando se fala de micro moments, fala-se de fragmentar a compra ou a locação de um imóvel em quatro estágios específicos.

Quanto mais focada a imobiliária estiver em cada um desses estágios, mais satisfeito o eventual comprador ou interessado na locação ficará. Por exemplo: uma das etapas é “Eu quero ir”: para que o consumidor realmente vá ao imóvel em exibição, a imobiliária tem de ajudá-lo com orientações, como guias de ruas.

Antes disso, há a etapa “Eu quero”, que é quando a pessoa vê o anúncio do imóvel e fica interessada nele, procurando a imobiliária para solicitar mais dados. A última etapa ou “momento” é o “eu quero comprar”, ou seja, é quando a pessoa decide que pode pagar por aquele imóvel e o compra, de fato.

Entre em contato com um especialista da 99web, daremos todo o suporte para sua imobiliária desfrutar dessa excelente ferramenta de segmentação de anúncios.

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