O que é Design Thinking? E como aplicá-lo no Mercado Imobiliário 4 anos ago

design thinking

Para as imobiliárias, criar uma estratégia inovadora de negócio pode ser bastante complicado, afinal de contas o mercado imobiliário é, por si só, bastante competitivo.

Existem milhares de sites de imobiliárias que se propõem a bombardear o consumidor com fotos, vídeos e dicas de casas e apartamentos que parecem se encaixar exatamente naquilo que a pessoa busca, mesmo que ela não esteja procurando nada naquele momento.

Por isso, quem tem uma imobiliária e quer apostar no poder dos sites para se descolar da concorrência e fazer bons negócios precisa apostar em um segmento novo, dinâmico e que vem ganhando cada vez mais importância.

Estamos falando aqui do design thinking, uma aposta do marketing e que tem apresentado efeitos positivos quando aplicado em imobiliárias. Mas, para que o resultado seja o desejado, é necessário saber exatamente como investir nessa estratégia.

Por isso, preparamos um texto completo com tudo o que você precisa saber para apostar e vencer no design thinking para mercado imobiliário.

O que é o design thinking?

O nome design thinking parece complicado para você? Algo que você jamais encaixaria em um ramo como o mercado imobiliário? Bem, se você está pensando isso, seria melhor mudar de ideia, e rápido.

Isso porque o conceito de design thinking é muito mais simples do que possa parecer, e vamos lhe explicar por quê. Design thinking nada mais é do que um processo de pensamento criativo.

Sabe quando vocês têm as reuniões de criação, que todo mundo dá uma ideia, mas parece que ninguém consegue entrar em um consenso sobre o que fazer com as propostas? Com o design thinking é possível colocar ordem no caos, já que sua proposta é, justamente, organizar as ideias e tomar decisões de forma mais acertada.

Como é uma proposta que dá total liberdade para a criação, não há uma receita pronta de como aplicar esse conceito em seu dia a dia. É preciso encontrar a fórmula certa para utilizá-lo, mas a técnica permite que você solucione seus problemas de forma muito mais rápida.

O segredo do sucesso do design thinking é justamente esse: combinar ideias para que você possa usar sua criatividade no ambiente de negócios, gerando valor para a sua empresa e encontrando soluções de longo prazo para problemas e desafios que antes pareciam insolúveis.

  • Usos

Por ser uma estratégia muito dinâmica, o design thinking pode ser implementado de diferentes formas. É possível aplicá-lo a sites, por exemplo, para que você torne o conteúdo de sua empresa mais atraente aos visitantes.

No ambiente offline, empresas podem usar essa corrente de pensamento para visualizar problemas comuns em diferentes ângulos e testar formas diversas para solucionar cada um deles.

Mas, sem dúvida nenhuma, para as imobiliárias, o design thinking é uma boa oportunidade de negócios, porque dá a oportunidade que essas empresas criem novos produtos, como sites muito mais interativos, ricos em conteúdo e com uma infinidade de novos serviços.

Desta forma, seu valor agregado e a satisfação de seus clientes se converterá em novos negócios. Agora, esta não é a única utilização do design thinking no mercado imobiliário.

Como aplicar o design thinking no mercado imobiliário?

Há quem diga que as imobiliárias, por seu ramo de atuação, não poderiam fazer uso do design thinking e de sua capacidade em prover novas interpretações para os desafios diários do setor.

Sabia que esse pensamento é completamente equivocado? Por se tratar de uma forma inovadora do pensar o ambiente de negócios, ele não só pode como deve ser aplicado no ramo imobiliário, sobretudo em uma estratégia de negócios muito utilizada nos dias de hoje: os sites.

Com o design thinking é possível construir caminhos para conhecer, de fato, quem é o seu cliente, desenvolvendo uma persona que será aquela pessoa com quem sua empresa deseja fazer negócios.

Ao desenhar essa persona, você consegue criar, de fato, produtos que possam atender suas necessidades, montando estratégias certeiras, sem achismos ou falsas impressões, dando a ele exatamente o que busca e, assim, fechando mais negócios.

Além disso, ao usar uma persona semifictícia, o mercado imobiliário pode prever quais os problemas costumam se apresentar com mais frequência e o que fazer para contornar esse problema, gerando a satisfação que o consumidor tanto busca. Preparamos um conteúdo exclusivo para falar somente de persona nesse link: O que é persona e como cria-la para o setor imobiliário

O design thinking permite, também, que você se coloque no lugar do seu cliente, entenda seus problemas e questionamentos e saiba o que fazer para dar a ele o melhor atendimento possível, juntamente com produtos de qualidade.

Fases do design thinking

Para que você possa incorporar o design thinking em seu negócio de forma eficaz é preciso fazer um bom estudo. Para isso, você poderá aplicar as fases dessa metodologia na construção dos sites de sua imobiliária.

Você pode começar aplicando essa tática em seus sites de forma que você se coloque no lugar do outro, entenda suas necessidades e o que fazer para atender esse questionamento. Essa é a fase da empatia, onde você busca entender o outro, e pode ser de grande valia para fazer seu negócio decolar.

Ao montar o projeto de seu site, as imobiliárias precisam, também, analisar os dados obtidos, de forma a aplicá-los no dia a dia, permitindo que todas as informações sejam utilizadas para a criação de produtos certeiros, que falem com o interesse desses clientes.

O uso de ferramentas que darão estas informações de forma exata pode ser um caminho para quem não domina a leitura de tantos dados e tem receio de que a aplicação do design thinking, ao invés de ser algo positivo, possa trazer mais problemas do que soluções.

Mas, sobretudo, ao aplicar o design thinking no mercado imobiliário, é fundamental manter a veia colaborativa da iniciativa. Afinal, ele nasceu para que as pessoas debatam a solução dos problemas, e é assim que o conceito deve permanecer.

E então, gostou da ideia de ter o design thinking como aliado da sua imobiliária, mas não sabe como fazer para tornar isso uma realidade? Fale conosco da 99web. Nossa equipe especializada está pronta para lhe dar o suporte que você precisa.

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