Será que vale à pena anunciar em portais imobiliários? 2 anos ago

portais-imobiliários

Antes de comprar ou investir em imóveis usamos a internet para tomarmos a melhor decisão. No caso dos portais imobiliários, mais de 80% das pessoas utilizam a internet como principal instrumento de pesquisa e negociação. Também, existem locais na web que clientes podem trocar experiências de como foi a compra, dar feedbacks e fazer sugestões, ao recomendarem uma imobiliária para outras pessoas.

O que são os portais imobiliários?

Portais imobiliários, como zap, viva real e imovelweb são plataformas online em que estas corretoras ou profissionais autônomos, colocam os seus anúncios de imóveis, com imagens, informações e formas de contato. Os portais imobiliários funcionam como um tipo de vitrine digital, que possui tudo o que é preciso saber sobre investimentos de forma prática e rápida.

As imobiliárias também devem seguir as mudanças tecnológicas para se adaptarem às mudanças de comportamento dos consumidores para chegar no público-alvo.

Nos dias de hoje, os portais imobiliários são o local ideal para a divulgação de aluguel e/ou venda de imóveis. Eles andam lado a lado com os anúncios online para crescerem as chances do seu público-alvo de se interessar. O consumidor tem maior facilidade em encontrar o imóvel que deseja alugar ou comprar.

Maior potência nas vendas

Os portais imobiliários são cada vez mais acessados e o retorno do investimento acaba gerando mais leads do que outras ferramentas estratégicas de venda que são empreendidas fora do mundo online. Pela internet, os portais imobiliários oferecem:

Maior inteligência no design que ajuda na integração entre diferentes tecnologias de informação, como aplicativos, redes sociais, site de imóveis, etc.;

Maior agilidade e facilidade dentro dos processos que podem ser intermediados pela rede;

Maior acessibilidade em seu ambiente online, que melhora a forma de propagar e/ou compartilhar informações de forma ágil e intensa.

Informações que a internet pode disponibilizar

Reputação das empresas do setor

Os clientes, normalmente, vão em busca dos portais imobiliários que já conhecem e que possuem uma imagem consolidada no mercado. Assim, eles podem aparecer nos primeiros resultados de busca online, sendo sites que são otimizados e atualizados constantemente.

Maior Diversidade

Os portais imobiliários, como zap, viva real, imovelweb, podem proporcionar uma maior diversidade nas opções para os clientes. São inúmeros os profissionais dessa área que fazem anúncios nessas plataformas.

Facilita o contato

Por abrigarem muitos anúncios, a quantidade de pessoas no processo de compra, venda e aluguel é muito ampla. Com isso, esses sites, permitem fazer contato com diversas pessoas e conseguir acesso à vários feedbacks sobre a qualidade do serviço de vendas. Se torna mais fácil saber se tudo está indo bem com seu público e no que se pode melhorar.

Porém, há desvantagens, pois portais imobiliários como zap, viva real, imovelweb, acabam abrigando uma grande quantidade de imobiliárias, prejudicando o fluxo.

Como avaliar os portais imobiliários

Esses sites contam com vários profissionais para uma melhor otimização do tempo. Utilizam estratégias que vão ajudar a aumentar as vendas online e, assim, conseguem ajudar na avaliação de mais clientes.

Por isso, na hora de procurar pelo melhor site de imóveis, é necessário levar em consideração elementos do contexto e do negócio, como o público-alvo e demandas. Existem alguns pontos que podem ajudar.

  • Fluxo de navegação

Ao entrar em um site, é preciso ficar de olho em sua praticidade na hora de procurar pelos tipos de imóveis que o cliente procura. Os melhores portais possuem um design de belo visual, uma navegação mais prática e fácil. A acessibilidade acaba influenciando na permanência do visitante no site, com maiores chances de torná-lo um consumidor.

Nesse quesito, plataformas como zap, viva real e imovelweb acabam ficando para trás, com um fluxo de navegação mais lento.

  • Serviço

Para conseguir bons resultados, é preciso escolher o portal de imóveis mais adequado para o perfil. O serviço do sistema deve estar apto para cuidar das necessidades do anunciante e do comprador.

  • Ferramentas oferecidas

Alguns portais imobiliários, contam com ótimas estatísticas e ferramentas, que permitem aproveitar o máximo do que eles têm a oferecer. Podem ser utilizados números, gráficos e outras informações.

Essas ferramentas precisam ser levadas em consideração, pois ajudam a criar anúncios mais eficazes dentro do portal.

  • Audiência

Além de ajudar a vender, os portais imobiliários servem como um tipo de termômetro para avaliar como anda o mercado. É necessário ficar atento e acessar o site para comprar ou divulgar imóveis que mais possa oferecer convicção.

O importante é aproveitar ao máximo possível de audiência que ele possa proporcionar, porque o anúncio pode impulsionar as vendas e oferecer uma maior quantidade de possibilidades de compra.

  • Testar

Para quem deseja vender um imóvel e já conhece o seu público-alvo, chegou o momento de procurar pelos melhores resultados. Elementos de marketing digital para imobiliária precisam de testes, pois cada público é único, onde o segmento é individual, precisando entender e saber como vai o mercado.

No portal, a situação é a mesma, precisando realizar testes com o que é relevante para o vendedor. É preciso fazer cadastro dos imóveis nos portais escolhidos para realizar uma curadoria e acompanhamento do que está acontecendo.

Lembrando que os portais são complementos de uma estratégia de marketing digital, é importante destacar a presença digital da sua marca com anúncios originais em plataformas como o google e redes sociais, que detém a maior audiência do mercado hoje. A 99Web é uma agência especializada em marketing imobiliário focada em resultados e pode ajudar a sua imobiliária a se diferenciar da concorrência. Entre em contato.

 

No Replies on Será que vale à pena anunciar em portais imobiliários?

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>