Você sabe o que é Home Staging? 9 meses ago

home stanging

Você sabe o que significa Home Staging? Embora a expressão pareça uma ilustre desconhecida para a maioria das pessoas, ela está mais dentro de sua rotina do que você imagina.

Como assim? Bem, quando você está tentando vender uma casa decorada, por exemplo, se esforça ao máximo para que a decoração e o local estejam tão impecáveis que o seu potencial cliente não pense duas vezes em comprar, não é mesmo?

Pois isso é o Home Staging, um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal melhorar a imagem de casas e apartamentos, ajudando a vender ou locar os imóveis mais rapidamente.

A técnica ajuda também a aumentar o valor da venda, e por consequência, sua margem de lucro, já que os bens parecem ser bem melhores e confortáveis, fazendo com que as pessoas não se oponham a gastar mais.

No Home Staging, os imóveis são organizados de modo que os cômodos fiquem diferentes do que realmente são, parecendo maiores e aconchegantes, deixando uma imagem bastante positiva aos visitantes.

Essas mudanças podem ser aplicadas também naqueles imóveis que ainda não estão abertos à visitação, mas que estão sendo anunciados por meio de fotos. As alterações são transmitidas nas imagens, que passam a sensação de conforto e aconchego a quem as visualiza.

História do Home Staging

O Home Staging nasceu nos Estados Unidos, por volta da década de 1970 e vem chegando com força ao Brasil. A expressão significa “maquiar” uma casa, para que ela deixe de ter características que agradem apenas uma pessoa e passe a agradar um grupo.

Essas mudanças não apenas permitem que o imóvel seja vendido mais rapidamente, como também aumenta seu valor, permitindo que sua imobiliária ganhe mais a cada imóvel onde as técnicas são aplicadas.

Como fazer o Home Staging

Fazer o Home Staging pode parecer complicado à primeira vista, mas é possível bastando que algumas mudanças sejam aplicadas, muitas vezes até por sua própria equipe de corretores.

A aplicação do Home Staging começa com a organização dos cômodos, principalmente da sala, a parte mais importante de uma casa que está à venda ou para locação.

É fundamental que o ambiente, assim como todos os cômodos, esteja arrumado, sem objetos espalhados e nada que seja muito pessoal. Louça na pia, roupas penduradas para secar ou camas desarrumadas são um pecado gravíssimo.

Isso porque não criam a sensação de aconchego. Apenas geram a impressão de que há alguém morando ali, e isso não é o que você gostaria que seus clientes pensassem, não é mesmo?

Deixar os ambientes neutros é outra técnica que deve ser aplicada. Aqui, vale evitar, seja nas fotos ou durante as visitas, a exposição de retratos familiares nos imóveis.

Embora criem uma sensação de lar, a simples imagem de outra família vivendo ali torna mais difícil, para algumas pessoas, sentir que essa poderia ser a sua casa.

Aproveitar a iluminação natural é fundamental para quem quer aplicar o Home Staging. Além de baratear as despesas do imóvel com eletricidade, essa tática cria ambientes mais agradáveis.

Por isso, durante as visitas ou mesmo as fotos, é importante deixar sempre as janelas abertas. Prefira também lâmpadas amarelas, que deixam o lugar mais aconchegante. Lâmpadas brancas criam uma sensação de distanciamento e frieza.

Paredes em mal estado ou desgastadas devem ser pintadas, lembrando sempre que as tonalidades aplicadas precisam ser neutras. O mesmo vale para aqueles cômodos onde foram aplicadas cores fortes demais.

Se a casa tiver móveis muito desgastados, adquirir mobília nova dá uma sensação de aconchego, de cuidado com aquele ambiente.

Vantagens do Home Stanging

Mesmo com a facilidade que é aplicar essas técnicas, você ainda está em dúvida se deve ou não aderir a ela? Confira algumas vantagens do uso do Home Stanging nas casas e apartamentos que estiver negociando.

  • Reduzir o tempo de venda

Sabia que os imóveis onde as técnicas de Home Staging foram aplicadas tiveram seu tempo de venda reduzido em cerca de 73%? Isso significa que, ao aplicar essas técnicas, você passará menos tempo com imóveis parados, e negociar uma quantidade maior de empreendimentos.

  • Aumentar o valor do imóvel

O Home Stanging não apenas te ajuda a vender um imóvel mais rapidamente. Ele é um instrumento importante também para quem espera aumentar o valor do imóvel, já que ajuda a valorizar o empreendimento em até 20%.

Tudo porque o Home Stanging repagina o imóvel, deixando o local bem decorado, com boa manutenção e aquela sensação de que se trata de algo mais aconchegante do que a maioria das casas e apartamentos que tem visitado.

  • Melhor promoção dos imóveis

Sabia que a maioria das pessoas que quer comprar ou alugar um imóvel começa as pesquisas via internet? E que a maioria desses empreendimentos é avaliado inicialmente por fotos disponibilizadas nos anúncios?

Com essa informação, é essencial aplicar as técnicas de Home Stanging, já que a imagem de um imóvel onde ele foi aplicado sai fortalecida, já que tem uma aparência mais profissional e bem cuidada do que as casas que são simplesmente deixadas vazias.

  • Reduz ofertas baixas

Para que o Home Stanging seja eficaz, é necessário fazer reparos e reformas no imóvel. Essas intervenções, além de melhorar a aparência do lugar, dificultam as chances de que você receba ofertas muito baixas, com compradores apontando defeitos do lugar.

Como tudo está arrumado, os compradores concordarão em pagar um valor um pouco elevado, considerando as melhorias aplicadas ali.

Agora que você sabe do que se trata o Home Stanging, que tal começar a se diferenciar da concorrência agora mesmo e lucrar muito mais?

A 99web é especialista em marketing digital imobiliário e pode ajudar a sua empresa com o planejamento perfeito focado em resultados. Entre em contato conosco.

No Replies on Você sabe o que é Home Staging?

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>