Portais imobiliários: Vantagens e desvantagens 4 anos ago

portais imobiliarios

Um bom portal imobiliário pode aumentar bastante às vendas da sua imobiliária, mas há bastante gente com um pouco de preconceito com essa ferramenta de busca. Na realidade, a causa da resistência pode ser simples desconhecimento das vantagens que os portais imobiliários proporcionam.

Os portais imobiliários são mais uma forma de a sua imobiliária fazer contato com os clientes e vale a pena lembrar que milhares deles já estão cadastrados e pesquisando por imóveis neste momento.

Porém, se você não conhece os portais imobiliários ou nunca os usou, fique por dentro agora do que são eles e das vantagens e desvantagens envolvidas.

O que são os portais imobiliários?

Os portais imobiliários são espaços virtuais que têm o intuito de juntar vários anúncios de imóveis, vindo eles de imobiliárias diferentes. Uma boa comparação para facilitar o entendimento é com o site vago: escolhendo as características do quarto, os internautas encontram diversos preços diferentes, estando eles em vários hotéis.

O mesmo acontece nos portais imobiliários: eles condensam anúncios de imóveis vindos de diversas imobiliárias com o intuito de o consumidor tenha mais opções. Além de favorecer o consumidor, entretanto, esses portais ajudam as imobiliárias a aumentar a quantidade de locações e vendas, sendo muito positivo para elas.

Por exemplo: se a sua imobiliária decidir usar qualquer portal imobiliário e cadastrar um apartamento no centro e São Paulo, com 48 metros quadrados e condomínio com elevador, qualquer usuário do portal que pesquisar um imóvel com essas características verá o anúncio da sua imobiliária.

Benefícios de usar os portais 

Apostar no uso de portal imobiliário pode trazer muito mais possibilidades de negócios para a sua imobiliária, independentemente de onde ela se situe e dos tipos de imóveis com os quais trabalhe.

Um benefício a ser ressaltado é a praticidade: fazer o cadastro de qualquer casa, imóvel comercial ou apartamento é bem rápido e também é possível acompanhar facilmente os possíveis usuários interessados. Qualquer edição necessária, como mudança no telefone do corretor ou alteração de preço, também pode ser feita sem de modo simples.

Os anúncios feitos nos portais imobiliários podem ser enviados para as principais redes sociais, ou seja, a sua imobiliária poderá se tornar muito mais popular e de forma econômica.

Aliás, você e seus corretores ganharão tempo: em vez de fazer um anúncio do mesmo imóvel no portal imobiliário e na rede social, é só clicar no botão de compartilhamento do portal correspondente à rede desejada. Por exemplo: se você quer compartilhar o anúncio no Facebook, basta clicar no ícone da rede enquanto está no portal imobiliário.

Acompanhar os resultados de qualquer anúncio feito ajuda a empresa a descobrir se está alcançando o público alvo e os portais imobiliários oferecem isso (na sua maioria). Na página de configuração, você conseguirá ver quantas pessoas se interessaram pelo imóvel anunciado.

Ficar mais visível no buscador Google é mais uma vantagem de quem usa um portal imobiliário. Se a sua imobiliária tem um site, você sabe que nem sempre é fácil fazer com que ele esteja na primeira página do Google, mas isso é facilitado usando os portais porque eles investem bastante nesse impulsionamento.

Principais portais imobiliários

Muitos portais imobiliários estão espalhados pela Internet e alguns são mais confiáveis do que os outros. Outra diferença é que alguns desses portais aceitam que as imobiliárias e os corretores anunciem os imóveis de graça, enquanto outros fazem cobrança pelos anúncios.

Também se deve prestar atenção aos portais que são exclusivos para determinadas regiões: é bastante comum encontrar portais imobiliários que são voltados apenas ao interior, por exemplo. Neste caso, anunciar imóveis que fiquem na área metropolitana não é um bom negócio e, muitas vezes, nem é permitido.

Algumas opções de portais imobiliários para você são:

  • Zap Imóveis;
  • Viva Real;
  • Imóvel Web

A sua imobiliária poderá colocar os anúncios em todos os portais ou escolher apenas aquele que aparente ter mais resultado. Apesar de o Zap Imóveis e de o Imóvel Web serem muito conhecidos pelos brasileiros, a quantidade de usuários cadastrados no Viva Real e mesmo em outros portais imobiliários é muito grande e o volume de contato de clientes também pode ser.

Desvantagens de usar os portais imobiliários

É necessário também apontar as desvantagens de apostar em um portal imobiliário, apesar de elas não serem suficientes para anular os benefícios.

O custo pode ser colocado como uma desvantagem, mesmo sendo baixo. Se a sua imobiliária está em contenção de gastos e já existe a despesa da manutenção de um site, pagar também pelo anúncio em um portal imobiliário pode ser pesado (a menos que o portal seja gratuito).

Outra coisa a considerar é a grande quantidade de imobiliárias e corretores cadastrados em cada portal, ou seja, há vários concorrentes. O grande volume de anúncios, até mesmo na mesma região, pode dificultar muito de o seu ser encontrado com facilidade.

A exclusividade de um site próprio gera mais credibilidade ao público, que se sente mais a vontade de entrar em contato direto, com a certeza de um suporte.

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