Os Portais imobiliários são a melhor pedida no marketing digital? 1 ano ago

portais imobiliários

A sua imobiliária está buscando a melhor maneira de anunciar e aumentar as vendas? É preciso direcionar com sabedoria o seu investimento e tempo, pois quando você escolhe a plataforma equivocada, a estratégia de conseguir mais clientes pode não trazer o retorno esperado. Será que portais imobiliários são o melhor caminho?

Os Portais imobiliários são mídias digitais que permitem que usuários divulguem e pesquisem imóveis de forma rápida. Essas plataformas servem para divulgar oportunidades de negócios que demandam pouco conhecimento técnico e investimento financeiro razoável. Muitas empresas se questionam se anunciar nesses locais é a ideia mais qualificada. Afinal, vale mesmo a pena esse tipo de iniciativa? Quais os tipos de resultados que essa estratégia trará? Não seria melhor investir em outros tipos de estratégias?

Para ajudar os tomadores de decisão, preparamos um texto que pode ajudar a direcionar os recursos e melhorar os resultados.

Qual é a melhor opção: Ações de Marketing Digital ou Portais Imobiliários?

Vamos fazer um breve balanço dos pontos principais entre as divulgações com estratégias que utilizam o marketing digital imobiliário e os portais imobiliários.

Pontos Positivos dos Portais

Os portais imobiliários são ferramentas conhecidas do segmento Imobiliário, tendo uma audiência interessante e agregam credibilidade ao mercado. Alguns deles são gratuitos e pode ser que sejam significativos para imobiliárias que ainda não tem muitos recursos de investimento em marketing. Geralmente os portais geram leads frios, que ainda não estão aptos para realizar a contratação do serviço imobiliário e precisam ser trabalhados em uma base de e-mail junto com outras ações de marketing, mas existem clientes que já estão no meio do funil e sabem o que desejam.

Pontos Negativos dos Portais X Ações de Marketing Digital

  • É muito importante fortalecer a sua marca nas ações de marketing! O Lead gerado pelos portais imobiliários, jamais irá redirecionar para seu site, onde ele terá mais informações sobre a sua empresa, isso é uma pratica das plataformas. Além de que, quanto mais tráfego for gerado diretamente para o site da sua imobiliária, mais você aumentará o rankeamento orgânico da sua empresa no google, isso acontece porque a quantidade de pessoas que navegam no site da sua imobiliária é um dos fatores de SEO (para saber mais sobre esse assunto acesse nosso conteúdo). Hoje em dia também é possível segmentar anúncios para que os clientes conversem diretamente com o corretor via WhatsApp busisness, gerando agilidade e confiança.
  • É preciso inovar e ser original para conquistar a confiança do consumidor. Só com muita confiança a pessoa não se importará em deixar seus dados. Por isso, nos anúncios da sua imobiliária, é necessário conter o máximo de informações sobre o futuro imóvel e que o mesmo seja muito relevante para o prospect, principalmente na questão da proximidade do imóvel e do nível de interesses de perfil. Quanto mais segmentado for o perfil ideal de seus clientes melhor. Canais de marketing digital oferecem uma gama imensa de opções de segmentação, além dessas informações ficarem como legado para sua empresa.
  • Concorrência acirrada: Dentro dos portais, sua imobiliária estará concorrendo de forma agressiva com outras empresas e muitas vezes não terá a possibilidade de mostrar seus diferenciais, somente disputar uma briga por preço de imóvel. A quantidade de informações divulgadas sobre cada imobiliária é limitada e todas acabam sendo parecidas.
  • Não basta investir, é preciso gerar lead de qualidade! Hoje em dia, um lead convertido na mídia paga, com os diferentes canais de marketing digital, como Google, Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube entre outros, sua imobiliária tem a possibilidade de criar uma estratégia mais avançada como no funil de vendas. Esse lead não necessariamente tem o custo menor, como o vindo de portais imobiliários, mas tem muito mais qualidade. As estratégias de marketing digital geram mais confiança e há mais possibilidades de segmentação dos anúncios, como mencionado acima.
  • As possibilidades de captação com estratégias de marketing digital são detalhadamente estudadas para que obtenham sucesso. As ações que redirecionam o cliente em potencial direto do seu anúncio para o site da sua imobiliária, permitem ao usuário a chance de preencher um formulário personalizado para a necessidade dele ou até mesmo um direcionamento para o whatsapp do corretor.  Através dessas ações é possível aumentar e muito o número de clientes, sem dizer a possibilidade de acesso a todo o seu inventário de imóveis e não somente alguns anúncios. Sem a concorrência acirrada como nos portais, os usuários tem a possibilidade de conhecerem melhor sua marca e seus diferenciais. Dentro dessa gama de possibilidade estão os anúncios da rede de pesquisa do Google, com o Google Ads, que pode gerar resultados impressionantes para sua imobiliária. Através da ferramenta é possível conquistar clientes que estão pesquisando por imóveis na sua região de atuação e apresentar todo o seu portfólio de imóveis. O produto certo na hora certa.
  • As Estratégias de Remarketing Inteligente são uma parte importantíssima de divulgação de imóveis. Muitos potenciais clientes em fase de pesquisa entram e olham o imóvel desejado no seu site e depois deixam para pensar um pouco mais. Porem através do remarketing inteligente é possível apresentar um anúncio personalizado com os imóveis que ele viu no seu site, em praticamente todos os sites da internet e redes sociais como facebook e Instagram, forçando esse usuário a voltar para seu site e preencher um formulário, uma interação via WhatsApp com seu corretor ou até mesmo uma ligação, ajudando-o com a decisão final. Imagina se com todas as pessoas que vissem seus anúncios nos portais, você pudesse ter essa mesma dinâmica? Porem você pode fazer isso através de estratégias avançadas de marketing digital imobiliário.
  • Análise: As ações e os retornos de investimentos (ROI) de marketing imobiliário digital são mensuráveis, através de ferramentas de análise e mensuração de resultados, permitindo que as ações sejam alteradas quando for necessário.

Portais imobiliários são apenas um complemento de uma estratégia completa de marketing digital

Direcionar o valor total de sua verba para Portais Imobiliários não é uma boa sacada, segundo os especialistas de marketing digital da 99web, Imobiliárias que já possuem presença digital forte investem 30% apenas de suas verbas em portais e os outros 70% em ações de marketing digital mais certeiras. Essas empresas, que estão se destacando no mercado, procuram fortalecer suas marcas dentro da internet, com um site bem estruturado, campanhas de mídias sociais como Instagram, LinkedIn e facebook, e-mail marketing, anúncios dentro do Youtube, google e muito mais.

Podemos concluir que o caminho mais fácil, nesse caso, são os portais imobiliários, mas não geram tantos leads assertivos, além de estarem cada vez mais caros.

Com uma estratégia bem planejada de marketing digital. O caminho é um pouco mais trabalhoso porem muito promissor.  A pergunta valiosa é: Será que vale a pena investir somente no caminho mais fácil ou no mais lucrativo e sustentável ao longo do tempo para sua imobiliária? Fica a reflexão.

A 99Web é uma agência especializada em marketing digital imobiliário focada em resultados. Elaboramos toda a estratégia de Marketing digital para sua imobiliária, possuímos centenas de cases de sucesso em todo Brasil, permitindo que sua empresa fique sempre um passo a frente da concorrência.

Para saber mais entre em contato com um de nossos especialistas em marketing imobiliário.

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