O valor da identidade visual para sua imobiliária 3 meses ago

identidade visual

Há milhares de imobiliárias no Brasil e, sem dúvida, você deseja que a sua seja reconhecida dentre as demais. Oferecer um bom atendimento e imóveis com preços acessíveis é parte disso, mas existe algo que vem antes: a identidade visual da sua imobiliária.

Quase todo mundo já passou pela experiência de identificar o site de uma empresa apenas pelas suas cores ou pelo seu logotipo.

Outra situação que denota como a identidade visual da empresa faz a diferença é quando se vê uma placa com o logotipo de algum lugar: não é necessária uma propaganda extensa ou nada escrito, apenas o logotipo basta para identificar que se trata de uma referência à determinada empresa.

Tudo isso deixa claro como a identidade visual da sua imobiliária não passa despercebida e, exatamente por isso, é fundamental avaliar se ela é eficiente ou se precisa sofrer algumas atualizações.

O que é a identidade visual de uma imobiliária?

A identidade visual é aquilo que faz com que os clientes identifiquem a sua imobiliária à primeira vista. Por exemplo: o banco Santander tem como identidade visual a cor vermelha com a chama desenhada em branco. Sempre que alguém vê aquele símbolo, remetesse ao banco, mesmo que seja em um contexto totalmente diferente.

Acessando o site do Santander, vê-se que tudo é feito em branco e vermelho, o que também ajuda a compor a identidade visual. Se alguém acessa o link do site desse banco e entra em um ambiente na cor azul, não vai associá-lo ao Santander porque essa não é a identidade visual da empresa.

O componente mais importante dessa identidade visual é o logotipo, que pode ser uma imagem, uma letra, um símbolo, um desenho, etc. Em seguida, entram em ação as cores, pois elas também têm papel importantíssimo na hora de determinar a identidade visual, como foi explicado com o exemplo do Santander.

 

Por que a identidade visual é tão importante para a sua imobiliária?

Como dito no começo do artigo, existem milhares de imobiliárias pelo Brasil: se você pesquisar na sua cidade, terá um panorama muito bom da quantidade de concorrentes que tem. Por isso, quanto mais você se destacar e for facilmente identificado pelos clientes, melhor.

Ter uma identidade visual faz com que a sua imobiliária demonstre mais profissionalismo e dê ao cliente a sensação de credibilidade. Para o Marketing ter bom resultado, a identidade visual da sua imobiliária é crucial: sem ela, fica bastante difícil fazer com que o cliente “grave” a sua imobiliária na cabeça e recorra a ela quando precisar de um imóvel.

A identidade visual amplia muito as possibilidades de propaganda. Por exemplo: você pode colocar somente o logotipo da sua imobiliária em um daqueles painéis suspensos, que ficam por cima dos prédios e podem ser vistos à longa distância.

Para resumir, a identidade visual da sua empresa é importante pelo seguinte:

  • Porque ela cria uma conexão instantânea entre o mercado consumidor e a sua imobiliária;
  • Porque deixa um ar mais profissional no site e nos materiais de divulgação dos imóveis;
  • Porque dá mais opção de propagandas para a sua imobiliária;
  • Porque facilitará aos seus clientes perceber quando se trata de um fraudador se passando pelo seu negócio.

 

Processo de criação da identidade visual da sua imobiliária

Muitas vezes, o próprio empresário cria a identidade visual da sua empresa: se o nome começa com C, ele tenta fazer uma letra com formato especial e que seja fundida a algum símbolo específico. Em muitos casos, dá certo, mas o resultado é muito melhor quando se procura por uma agência de Marketing digital especializada no mercado imobiliário.

Os profissionais avaliarão um pouco da sua imobiliária e dos concorrentes, desenhando uma identidade visual personalizada e que não terá perigo de ser confundida com a de nenhuma outra imobiliária.

Além disso, buscar uma agência de Marketing digital para criar a identidade visual garante que não ocorram denúncias de plágio. Se uma pessoa leiga cria um suposto logotipo para a sua imobiliária sem a devida pesquisa, ela pode acabar usando uma imagem bem parecida com a de uma concorrente e isso pode ser considerado plágio.

Mesmo que não ocorra uma denúncia desse tipo, os clientes ficarão confusos e não conseguirão distinguir uma empresa da outra à primeira vista e é exatamente esse o intuito de ter uma identidade visual própria.

Como deixar a identidade visual conhecida do público

Depois que a identidade visual da sua imobiliária está pronta, ela deve ser apresentada ao público o máximo possível: as pessoas devem internalizar o logotipo e o jogo de cores para sempre associá-los a sua imobiliária.

Para conseguir isso, o primeiro passo é fazer uma fachada e colocar o logotipo em questão, sem se esquecer de informar o número do CRECI e os dados de contato da imobiliária. Em seguida, deve-se começar a divulgação virtual: a foto da página do Facebook e Instagram deve ser o logotipo e, preferencialmente, ele deve aparecer também na capa do Facebook.

Os posts em todas as redes sociais devem seguir o esquema de cores que identifica a sua imobiliária. Se as cores são o azul e o preto e será postada uma imagem para divulgar novos apartamentos disponíveis, o layout deve ser baseado no azul e no preto, sempre com o logotipo da imobiliária presente e visível.

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