Inteligência de mercado: saiba como utilizá-la na sua imobiliária 4 anos ago

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Estar bem informado é condição vital para gerenciar bem uma imobiliária, decidir corretamente o que fazer, em que público focar, como atingir esse público e quais ferramentas investir é essencial. Já faz tempo que se defende que, para uma imobiliária se destacar no setor, as suas decisões devem ter embasamento, inclusive porque se trata de um mercado muito suscetível a mudanças econômicas e uma concorrência extremamente acirrada.

Quando se avaliam tantos pormenores antes de decidir as próximas estratégias, está-se usando uma técnica chamada de inteligência de mercado. O nome é muito sugestivo: “inteligência” porque se trata de um trabalho árduo de coleta de informações, ponderação e escolhas bem pensadas.

Uma das razões para que muitas empresas cheguem à falência é exatamente não ter um plano de negócio e, se a sua imobiliária não tiver um, corre sério risco. Por isso, descubra agora em que se baseia a inteligência de mercado, quais são as informações que ela analisa e que tipo de vantagens traz para a sua empresa.

 

O que é preciso para aplicar a inteligência de mercado em sua imobiliária?

Não existe necessidade de nenhum grande aparato para começar a empregar a inteligência de mercado na sua imobiliária: basta ter uma equipe que acompanhe frequentemente os resultados das estratégias que já são usadas e que esteja sempre de olho nas inovações no mercado.

Quem trabalha no ramo de imóveis precisa se habituar a perceber o que pode ou não ser uma tendência e esse é um dos pontos da inteligência de mercado. Um exemplo: quando as academias começaram a despontar mais no setor de serviços, as construtoras começaram a incluir academias no projeto dos seus condomínios. Esse é um exemplo de inteligência de mercado.

Perceber que anúncios um pouco mais descontraídos, conquistam mais os clientes atualmente, também faz parte da inteligência de mercado. Como se percebe, os aparatos não são necessários, mas sim profissionais que estejam sempre de olho nos movimentos e preferências dos consumidores.

Consequências de não levar a inteligência de mercado a sério

Infelizmente, há uma corrente de empreendedores que acham que tanta análise assim é desnecessária, mas que mudam de ideia assim que percebem os problemas em sua imobiliária.

A primeira consequência de negligenciar a inteligência de mercado é ficar ultrapassado enquanto os concorrentes vendem e alugam mais e mais imóveis. Se a empresa não sabe aquilo que os consumidores estão procurando, provavelmente não conseguirão oferecê-lo e aí os imóveis começam a ficar encalhados e os proprietários escolhendo anunciar em outra imobiliária.

Veja algumas dicas para seguir para que isso não aconteça no seu negócio.

1 – Ter claro quem são os clientes da imobiliária

Quando se fala de cliente, é preciso ter em mente duas coisas:

  • Os proprietários que procuram a imobiliária para que ela anuncie a venda ou locação;
  • As pessoas que estão procurando pelos imóveis

Tendo um cadastro sempre organizado de quem está anunciando e do tipo de imóvel, é possível direcionar melhor as ações de Marketing para um perfil específico de consumidores. Por exemplo, se a maior parte dos imóveis que estão cadastrados para aluguel é de salas comerciais, então o Marketing da imobiliária deve ser voltado a profissionais como nutricionistas, psicólogos, dentistas e outros profissionais e empresa que possam usar essas salas como meio de trabalho.

Possuir informações arquivadas sobre os clientes ajuda a visualizar com clareza se a quantidade destes aumentou ou diminuiu.

2 – Acompanhar o que a concorrência está fazendo

Saber das ações de Marketing da concorrência dá à sua imobiliária uma ideia clara do que está em falta em seus negócios. Um exemplo: se a maioria das imobiliárias da sua cidade está anunciando sobrados com varada, por que a sua não está? Dessa forma, é importante captar alguns clientes que queiram anunciar esse tipo de imóvel.

Por outro lado, se os consumidores estão reclamando porque as concorrentes estão intermediando apenas imóveis na região central da cidade, a sua imobiliária poderá se destacar anunciando imóveis em localidades próximas ou mais ao interior ou bairros em expansão.

3 – Manter planilhas com os resultados das ações de Marketing digital

O Marketing feito na Internet precisa ter o seu alcance sempre avaliado para que as mudanças necessárias sejam providenciadas rapidamente. Se a sua imobiliária costuma patrocinar os posts como anúncios no Facebook, no Instagram, Google e demais ferramentas online, mas os resultados estão baixos, é fundamental registrar isso, porem às vezes o problema não está nas plataformas e sim na forma como estão sendo executados esses anúncios. Caso deseje saber mais sobre como anunciar corretamente nas melhores mídias para o mercado imobiliário acesses nossos conteúdos exclusivos:

Facebook: O poder do Facebook na venda de imóveis

Google: Como o Google Ads pode ajudar a sua imobiliária a vender mais

Instagram: Como utilizar o Instagram na venda de imóveis

Linkedin: 5 Benefícios de anunciar sua imobiliária no Linkedin

Youtube: A importância do Youtube na Estratégia da sua imobiliária

4 – Juntar a equipe da imobiliária para avaliar os dados coletados

Todos os corretores da imobiliária, assim como as pessoas da sua diretoria, devem saber dos resultados coletados na inteligência de mercado. Afinal, cada um tem suas próprias informações, vivências e impressões e tudo isso junto define as novas estratégias comerciais.

É importante que a imobiliária não negligencie o conhecimento que os corretores de imóveis têm: eles ficam constantemente em contato com os visitantes das salas comerciais, apartamentos, casas, etc., e têm uma impressão muito prática a respeito do que os clientes esperam.

Por estarem tão perto dos clientes, esses corretores costumam ouvir comentários sobre o que as outras imobiliárias estão oferecendo. Isso porque a pessoa que está procurando por uma casa, por exemplo, entra em contato com várias imobiliárias e acaba por dizer aos corretores sobre uma vantagem ou outra que a agradou no concorrente.

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