Funil de marketing para imobiliária: tudo que você precisa saber 2 anos ago

Funil de Marketing

O funil de marketing imobiliário é algo que vem ganhando cada vez mais importância nesse mercado, pois é ele que indica qual o caminho a seguir quando o departamento de marketing digital vai atuar para aumentar a geração de leads.

O funil é importante para as imobiliárias também porque faz um raio-x dos interesses verdadeiros de seus clientes, já que o funil é um pequeno recorte do caminho natural das vendas que sua imobiliária costuma fechar regularmente.

Mas, apesar de sua importância, muita gente ainda desconhece o funil de marketing e como ele pode influenciar a geração de leads, já que o assunto não é falado com frequência em alguns locais, abrindo precedentes para que as imobiliárias percam vendas com o desconhecimento de seu potencial.

Aliás, o desconhecimento do potencial que o funil de marketing tem para seus leads é tão grande que muitas imobiliárias simplesmente deixam de dar atenção a clientes que poderiam se tornar regulares, por não entender que o tratamento a esses clientes via funil poderia melhorar sua experiência.

Para mostrar o papel do funil de marketing para imobiliária nós, da 99web, montamos um guia que vai lhe ajudar a seguir o caminho certo e conquistar cada vez mais clientes. Confira.

O que é o funil de marketing imobiliário?

Sabe por que boa parte das imobiliárias não utiliza o funil de marketing imobiliário? Porque a maioria delas não sabe exatamente do que se trata essa função.

E, se você não sabe do que se trata, como vai usar um serviço a seu favor, não é mesmo?

Bem, então vamos lá que nós, da 99web, podemos lhe explicar não só o que é, como também como colocar o funil em prática. Pois bem.

O funil de marketing imobiliário é uma rota que os prospects seguem até que se transformem, de fato, em clientes fiéis de sua imobiliária. Ficou complicado? Vamos simplificar. O funil nada mais é do que uma trilha, em que você leva essa pessoa que está interessada em seus produtos até a imobiliária, para assinar o contrato e fechar a venda.

  • Para que serve?

O funil de marketing imobiliário tem uma função muito específica: ele serve para que sua equipe crie conteúdos direcionados, entregando materiais que se transformem em uma venda ou locação para a sua imobiliária.

Como são bem direcionados, os conteúdos criados com ajuda do funil permitirão que sua imobiliária entenda, de fato, em que etapa estão cada um dos clientes que você deseja atingir, e o que é necessário fazer para que essa pessoa feche a tão esperada venda.

Mas, ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, o funil de marketing imobiliário é uma técnica muito sutil, que permite às imobiliárias atrair as pessoas que você deseja sem que o cliente se sinta invadido com sua aproximação.

É como uma apresentação discreta, onde você conhece os benefícios primeiro para, depois, decidir se vai ou não fazer uma compra com aquela pessoa ou empresa.

Por que o funil de marketing imobiliário é tão importante?

Quando você pensa em um funil de marketing imobiliário, deixar de falar de leads é praticamente impossível, já que um caminha diretamente ao lado do outro.

Todo o conteúdo e demais materiais criados com a ajuda do funil são pensados para atingir um público certo e que tem grandes chances de fechar negócio com você.

Por isso essa estratégia é tão importante para a geração e o crescimento dos leads de sua imobiliária, já que é com funil que os clientes e prospects vão conhecer sua empresa, sabendo exatamente o que você comercializa e em que regiões tem maior número de imóveis à disposição desse potencial cliente.

Quando você mostra a esse potencial cliente que tem as informações que ele busca, desperta seu interesse, conseguindo então seu lead, ou seja, os dados de contato para que você possa continuar alimentando-o com dados que apenas vão comprovar que sua imobiliária é a correta para ele.

Como o funil de marketing imobiliário entra em ação?

Agora que nós, da 99web, já explicamos para você o que é o funil de marketing imobiliário e para que ele serve, deve estar se perguntando: afinal de contas, como essa estratégia entra em ação? O que é preciso fazer para colocá-la em prática?

O funil, assim como outras estratégias de marketing digital, segue uma sequência que precisa ser respeitada para que ele possa ser colocado em prática.

  • Topo do funil

A primeira delas é o topo do funil, o primeiro contato entre a sua imobiliária e o cliente, e pode acontecer de várias formas. Por exemplo, com o download de informações que você disponibilizou em seu site para que os clientes conheçam um pouco melhor o mercado.

Outra alternativa para você se aproximar desse cliente via topo do funil é quando pede a prospects que informem seu e-mail para receber informações específicas de um determinado imóvel que estejam interessados.

Em outros casos, pode ser considerado um topo de funil aquela pessoa que visita o seu site mas não deixa qualquer tipo de dado para contato. Ela está apenas ali, pesquisando que imóveis você teria para lhe oferecer.

  • Meio do funil

No meio do funil, o cliente em potencial já demonstrou ter um interesse claro nos imóveis que sua imobiliária negocia, então aqui é a oportunidade para que você possa trabalhar os leads que conseguiu na etapa inicial.

Para isso, existe a possibilidade de que você entregue conteúdos mais qualificados e personalizados, conseguindo ainda mais informações para que você compreenda o que, de fato, aquela pessoa espera de sua empresa.

Quando sua imobiliária está no meio do funil, as chances de levar aquele cliente em potencial para o fundo do funil são maiores, já que você vai, com as informações conquistadas até aqui, elaborando um conteúdo personalizado, que atenda, de fato, suas necessidades.

Com esse tratamento quase que personalizado, os clientes que estão no meio do funil tendem a caminhar para o fundo, se tornando, de fato, seus clientes fidelizados.

  • Fundo do funil

Chegar ao fundo do funil é o grande objetivo de quem aplica o marketing digital para não só compreender, mas principalmente para criar o funil de marketing imobiliário.

Nessa etapa, o cliente não só está completamente engajado com sua imobiliária como já estão indo em busca de uma compra, venda ou locação. Assim permite que sua equipe de corretores ofereça o produto que elas procuram, de forma bastante assertiva.

Gostou da explicação? Precisa construir um bom funil, mas ainda não se sente seguro? Fale conosco da 99web. Estamos prontos para lhe ajudar.

 

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