Benchmarking imobiliário – O que é e como fazer 2 anos ago

Benchmarking imobiliário

O que é Benchmarking?

O benchmarking é uma estratégia muito usada pelo mundo, pois qualquer mercado pode ir bem com esse tipo de recurso. O benchmarking é uma ferramenta que permite fazer comparação entre uma empresa e os seus concorrentes ou no setor.

Ele pode ser usado em qualquer tipo de negócio e, conforme é realizada a comparação com a concorrência, é avaliado se as ações e os processos estão competitivos e mais eficientes. O benchmarking é uma boa estratégia para desenvolver os negócios, usando a extração e a análise de informações, conforme as tendências do momento, além de ajudar a descobrir como ter uma maior eficiência nos processos e as ações de uma empresa.

Benchmarking imobiliário

Uma referência de Benchmarking imobiliário é a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), que de vez em quando reúne os associados para colocar essa estratégia em prática e realizar uma troca de conhecimento entre eles. O importante é a troca de conhecimento, de forma saudável com dados reais e avaliações relevantes.

Cada vez mais, aumenta o número de imobiliárias que estão aderindo à essa ferramenta para o crescimento do setor.

Vantagens do Benchmarking imobiliário

Essa é uma estratégia que ajuda no crescimento e na expansão da imobiliária.

O Benchmarking imobiliário traz uma grande melhoria em relação aos seus desafios internos, na forma de realizar o atendimento e na hora de diminuir os gastos.

Com ele, fica mais fácil fazer uma comparação nos processos do negócio com as melhores práticas das imobiliárias.

O Benchmarking imobiliário oferece um melhoramento contínuo para o negócio. Ele, indiretamente, faz com que as ações e a prestação de serviços fiquem cada vez mais profissionais.

Ele ajuda a economizar tempo e dinheiro, ao proporcionar uma maior eficiência e eficácia nas ações praticadas pelas imobiliárias. Apresenta formas de reduzir os erros, os custos e os possíveis prejuízos para o negócio.

O Benchmarking imobiliário proporciona melhorias para determinar o preço dos serviços do negócio e no posicionamento da marca da imobiliária.

Uso do Benchmarking imobiliário

Para definir a forma de comparação de crescimento é preciso saber o que os concorrentes estão oferecendo. Isso ajuda a ter uma ideia de como o negócio da imobiliária pode melhorar. Avaliar a concorrência ajuda na hora de planejar a melhor forma de venda e os investimentos necessários.

A palavra Benchmarking é de origem inglesa “benchmark“que significa “referência”. Ou seja, essa estratégia ajuda a ter uma referência para evoluir e crescer mais no setor imobiliário.

Ele é um processo gerencial que é permanente, mas que precisa de uma atualização constante na hora de coletar e analisar, isso precisa ser feito de forma cuidadosa, verificar o que está melhor na área externa e interna, e como está o desempenho da comunicação por toda a organização.

Como colocar o Benchmarking imobiliário em prática?

Organização da imobiliária

A aplicação do Benchmarking imobiliário é algo que é contínuo e que pode não trazer retorno à curto prazo. É necessário ter calma e ficar preparado. O importante é avaliar a empresa como um todo e, assim, identificar o que pode ser melhorado e o que não está gerando resultados satisfatórios.

Deve-se observar para o que está indo bem, mas que pode ser melhorado para ser mais eficiente.

Análise de mercado

Agora é a hora de prestar atenção ao lado de fora e pensar nas soluções para o mercado imobiliário, observando como vão as outras imobiliárias. Dessa forma, é possível começar a trabalhar para conseguir boas práticas com a rede de contatos.

O Benchmarking imobiliário deve ser consultado sempre que puder contribuir para que tudo seja da melhor forma possível. Dessa forma, haverá uma ótima base para traçar o plano de ação que permita fazer uma otimização dos processos. Durante o andamento do plano, é preciso coletar dados sobre os resultados e comparar com as metas que foram estabelecidas.

Preparação

O Benchmarking imobiliário precisa que haja uma certa preparação para poder pagar por qualquer custo extra. Também, é preciso a dedicação dos colaboradores, estudando e analisando a criação de um plano de ação. Isso não é uma despesa, mas sim um investimento, em que o retorno compensará todos os custos e ajudar no crescimento da imobiliária.

Relacionamento entre as empresas do mesmo segmento

A base do Benchmarking imobiliário é o relacionamento entre as empresas desse segmento. Mesmo sendo concorrentes, todos podem se ajudar mutuamente para que o mercado fique mais forte. É necessário ter afinidade e estabelecer uma cooperação para uma troca bem-sucedida.

Com a ideia principal do Benchmarking imobiliário é procurar formas de melhoria com os grupos do setor, é necessário estar aberto na hora de contribuir com a comunidade, fornecendo o conhecimento quando for pertinente.

Pontos fortes da concorrência

O Benchmarking imobiliário serve para fazer a avaliação dos pontos fortes da concorrência, o que estão fazendo para obterem mais sucesso. Isso vai da posição nas redes sociais até na descrição do imóvel e escolha das fotos. Essas informações serão usadas para criar parâmetros.

Atendimento ao consumidor

A qualidade no atendimento e a satisfação do cliente pode fazer uma grande diferença. Junto com um produto bom, um atendimento de qualidade pode fidelizar alguns clientes e trazer vários outros.

A análise do atendimento do concorrente ajuda a saber os pontos de acerto e de erro, e o que pode ser aplicado na empresa para ajudar a ter ótimos resultados, e não cometer os mesmos erros.

Marketing

A análise de marketing precisa levar em conta a forma como o negócio imobiliário prospecta os clientes e como está a estruturação desse setor da empresa. É importante estudar as estratégias e práticas usadas para ver como vai o posicionamento online dos concorrentes.

A importância de um site para uma imobiliária é indiscutível e, observá-los, ajuda na praticidade na hora de vender e de comprar, depois de analisar como vai a comunicação de venda, relacionada com descrições no imóvel, fotos de qualidade, etc.

Mas, não se esqueça de que nem tudo o que a outras empresas fazem será bom para a sua imobiliária. Inovar sempre será um dos principais propulsores do sucesso em meio a concorrência cada vez mais acirrada.

 

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