5 grandes erros do Marketing imobiliário que você não pode mais cometer 2 anos ago

Erros-no-Marketing

Para que qualquer empresa seja conhecida e lembrada pelo público, são necessárias estratégias de Marketing, que são postas em prática por meio de ações. Essa é uma regra: se a empresa não for bem divulgada e não estiver sempre visível ao público, ela será esquecida e os concorrentes sempre acabarão ganhando os clientes.

Isso não é diferente no mercado imobiliário e o Marketing deve ser feito todos os dias, mas da maneira correta. Analisando as estratégias de publicidade de boa parte das imobiliárias, notam-se erros que prejudicam muito o retorno dos clientes, minando a credibilidade e diminuindo o número de vendas e locações.

Muitas vezes, esses erros de Marketing são cometidos porque o empresário não tem nenhum tipo de assessoria e simplesmente faz a propaganda da sua imobiliária da forma que acha mais eficiente, sendo que isso seja necessariamente uma realidade.

Uma vez que informação é sempre vital, aprenda aqui os 5 grandes erros do Marketing imobiliário que você não pode cometer. Certamente, depois de eliminar esses erros da sua estratégia de publicidade, sua imobiliária intermediará locações e vendas como nunca.

1 – Ter medo de investir em Marketing digital

Gerenciar bem os custos é importante para o sucesso de uma imobiliária, mas também é importante saber fazer investimentos, inclusive na área de Marketing digital. Afinal, as boas ações de Marketing são responsáveis por levar mais clientes até a sua imobiliária, o que fará com que os ganhos financeiros subam.

Há uma máxima bastante ouvida no meio corporativo, mas que ilustra muito bem o que significa apostar em um Marketing de qualidade: é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Pagar uma boa agência de Marketing e fazer anúncios patrocinados, como o Google Adwords, é um investimento que torna a sua imobiliária muito mais rentável.

2 – Não fornecer informações claras sobre os imóveis

É bastante irritante quando os anúncios de imóveis têm informações faltando: além de isso demonstrar falta de profissionalismo e cuidado por parte da imobiliária, acaba desanimando as pessoas com relação ao possível aluguel ou compra. Por outro lado, os proprietários acabam não querendo anunciar os seus imóveis com a imobiliária em questão porque, se os anúncios são incompletos, não terão resultados.

Por isso, sempre que fizer o anúncio de qualquer imóvel, é fundamental que a imobiliária deixe claro as seguintes informações:

  • Onde o imóvel fica;
  • Qual é a sua metragem;
  • Se existe garagem e para quantas vagas;
  • Se é possível financiar;
  • Valor;
  • Telefone e e-mail de contato
  • Entre outros itens de suma importância para a tomada de decisão do comprador ou locatário.

Essa lista de informações indispensáveis deve ser seguida quando se anuncia imóveis em redes sociais, em portais imobiliários, em painéis, no site, etc.

3 – Não acompanhar se as ações de Marketing digital imobiliário estão dando resultado

Existem variadas técnicas de Marketing e algumas podem ser mais úteis que as outras. Devido a isso, a sua imobiliária não pode deixar de ficar atenta aos resultados das estratégias escolhidas, pois isso possibilitará saber se são necessárias adequações.

Por exemplo: se a sua imobiliária começará a anunciar online na plataforma do Google Adwords, é importante fazer uma planilha com os resultados semanais dessa ferramenta. Inclusive, é bom registrar o tipo de imóvel que tem causado mais retorno por parte dos possíveis clientes, para ajustar as campanhas, o aumento no numero de acessos no site da imobiliária antes e depois de anunciar, além das métricas de CTR, ROI e custo por lead.

Avaliar informações de Marketing dará o direcionamento adequado para a sua imobiliária e ajudará a ajustar os anseios dos consumidores e os imóveis divulgados.

4 – Não ter uma identidade visual

A identidade visual proporciona uma conexão automática entre a sua imobiliária e o cliente: quando ele visualiza o seu logotipo, ele logo sabe identificar de quem ele é. Para quem não conhece muito de Marketing, isso pode parecer desnecessário, mas é uma estratégia muito frutífera para fazer com que os consumidores lembrem-se sempre da sua empresa.

Importa ressaltar que o uso de uma identidade visual não é exclusivo para quem tem uma grande imobiliária: as menores podem e devem apostar nessa estratégia de Marketing. Não basta fazer um letreiro identificando aquele lugar como uma imobiliária: é importante providenciar uma boa fachada, com a identidade visual escolhida, e reforçá-la em todo tipo de publicação.

Para a garantia de que a identidade visual seja mesmo eficaz, contar com uma agência de Marketing digital especializada no mercado imobiliário é uma boa ideia e aqui vale reforçar o que foi dito na primeira dica: é um investimento que traz à sua imobiliária muito mais contratos.

5 – Não divulgar os imóveis online

Quem vende qualquer tipo de coisa hoje em dia não pode ficar fora da Internet. Por isso, deixar de anunciar um imóvel online é um grande erro de Marketing. Essa divulgação pode ser feita em portais imobiliários, no site ou nas redes sociais e todas essas plataformas têm uma importância única.

Porém, o mais indispensável talvez seja as redes sociais e o Google: Hoje em dia, as grandes empresas sempre têm um perfil no Facebook e Instagram, onde é possível divulgar através de posts ilimitados as fotos dos imóveis e explicar detalhadamente sobre eles e a sua localização atraindo um grande volume de pessoas para sua empresa. O Google detêm hoje 70% de todo o volume de pesquisa realizado na internet quando o assunto é imóveis, seja para venda, compra ou locação, então é de extrema importância estar presente na plataforma e absorver um pouco dessa demanda, para gerar novos negócios na imobiliária.

Inclusive, é importante mencionar mais uma coisa sobre erros de Marketing imobiliário: passar muito tempo sem divulgar nenhum imóvel. É necessário anunciar imóveis mesmo que antigos, trocando as suas fotos, atualizando a descrição dos benefícios, colocando mais um ponto de referência que seja atrativo ou noticiando abatimento de aluguel, por exemplo.

Outra coisa ruim é não ter uma estratégia de conteúdos sobre o mercado imobiliário, pois dessa forma a sua imobiliária nunca será referência em sua região.

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